Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais
Início do conteúdo da página
Últimas Noticias

Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

  • Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 14h30
  • Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 18h59

                 Marabá (PA) – A 23ª Brigada de Infantaria de Selva realizou, na manhã do dia 1º de dezembro, uma formatura alusiva ao Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), transcorrida no dia 24 de novembro do corrente ano.
                      O Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) foi criado pelo Decreto Presidencial n° 84.333, de 20 de dezembro de 1979. Tal medida possibilitou às praças que servem nas fileiras do Exército Brasileiro a ascensão ao oficialato. O acesso ao QAO só ocorre por merecimento, valorizando, assim, subtenentes e sargentos que, ao longo da carreira, destacaram-se no exercício de suas funções e se dedicaram integralmente à Força Terrestre.
                      O Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais é o Tenente Antônio João Ribeiro, nascido em 24 de novembro de 1823, na Vila de Poconé, na então Província de Mato Grosso. O Tenente Antônio João iniciou sua notável carreira militar como soldado no Batalhão de Caçadores nº 12, em 1841, onde atingiu as graduações de cabo e sargento. Como resultado de seu destacado desempenho profissional, foi promovido a alferes em 1852 e, a Primeiro-Tenente em 1860. 
                      Quatro anos mais tarde, o Tenente Antônio João, comandante da Colônia Militar de Dourados, foi protagonista de um dos mais heroicos e honrosos capítulos da história do Exército Brasileiro. Em dezembro de 1864, durante a Guerra da Tríplice Aliança, foi informado de que tropas inimigas se aproximavam de sua Colônia Militar com efetivos superiores aos da guarnição que comandava. Assim, zeloso em manter a integridade física dos habitantes locais, ordenou que a área fosse evacuada e que os habitantes fossem levados para um lugar seguro. Após a realização dessa evacuação, informou a seus superiores a situação e sua decisão de permanecer no local à espera do inimigo.
                      Ao iniciar a batalha na Colônia Militar de Dourados, enfrentou o combate em franca desvantagem. Não se intimidou frente a um inimigo muito mais numeroso e mais bem equipado e liderou patriotas destemidos, entre eles quatro civis e uma mulher. Devido ao grande poder bélico do adversário, que atacou sua posição com mais de 200 bocas de fogo, a Guarnição de Dourados tombou, e o seu comandante pereceu. Todavia, antes do fim da batalha, enviou um mensageiro para o Distrito Militar de Miranda, informando que havia recusado a ordem de rendição imposta pelos invasores.
Cabe salientar que tal mensageiro não chegou ao seu destino, visto que foi capturado. Com ele foi encontrado um bilhete que expressava exatamente o comprometimento do militar para com seu País: “Sei que morro, mas o meu sangue e o de meus companheiros servirão de protesto solene contra a invasão do solo de minha Pátria”. Com essa frase, Antônio João tornou-se para sempre célebre nas fileiras do Exército Brasileiro.
                      Antônio João honrou o Corpo de Oficiais do Exército Imperial e, devido à demonstração de bravura, grandeza moral e desprendimento, foi escolhido pela Instituição, por meio do Decreto nº 85.091, de 24 de agosto de 1980, como o Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais.
                      Os oficiais do QAO atuam nas áreas de Administração Geral, Material Bélico, Música, Topografia e Saúde, podendo chegar até o posto de capitão. Devido aos seus conhecimentos e à sua experiência, desempenham funções de chefia, de assessoramento e de confiança nas organizações militares

 

{AG}/Artigos do Site/2022/12 - Dezembro/Dia do QAO{/AG}

 

 PRONTIDÃO E COESÃO!

SELVA!

 

 


  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página