Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > 6ª Companhia de Enganharia de Combate de Selva
Início do conteúdo da página

6ª Companhia de Enganharia de Combate de Selva

Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 17h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2022, 19h23 | Acessos: 1347

HISTÓRICO DA 6ª CIA E CMB SL

      A 6ª Companhia de Engenharia de Combate Blindada, com sede no município de Santa Maria, RS, foi criada e organizada por meio da Portaria Ministerial n° 83, de 19 de dezembro de 1985, com o objetivo de suprir as necessidades da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada Niederauer, relacionadas à facilidade de novo movimento e aumento do poder de combate.

     No segundo semestre de 1989, a Organização Militar ocupou suas instalações provisórias, até então utilizadas pela 3ª Companhia de Comunicações Blindada; e, em 1990, ocorreu a incorporação do primeiro contingente de soldados.

     Para abrigar o diversificado material de engenharia, foi necessária a construção de um novo aquartelamento, ao lado do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em terreno do campo de instrução de Santa Maria, sendo efetivamente ocupado em junho de 1995.

    Com o advento das Brigadas Blindadas quaternárias e o consequente aumento das peças de manobra, tornou-se necessário um maior Apoio de Engenharia para atender a essa nova realidade. Atendendo a essa nova realidade, a Portaria nº 92, de 23 de fevereiro de 2005, extinguiu a 6ª Companhia de Engenharia de Combate Blindada, a contar de 31 de dezembro de 2005. A partir dessa data, o Apoio de Engenharia para a Brigada Niederauer passou a ser realizado pelo 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, com sede no município de Alegrete, RS.

   Atendendo à demanda do planejamento estratégico da Força Terrestre, consubstanciada no Plano Estratégico do Exército 2020-2023, o Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 1.516, de 24 de setembro de 2019, resolveu criar e ativar, a contar de 1º de janeiro de 2020, a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva, com sede em Marabá, PA. Sendo assim, a Companhia torna-se sucessora do legado histórico da 6ª Companhia de Engenharia de Combate Blindada e fica responsável por ampliar a capacidade operativa da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Força de Emprego Estratégico do Exército, em termos de Apoio ao Combate de Engenharia.

   Em 28 de fevereiro de 2020, a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva ocupa suas instalações provisórias, até então utilizadas pela Companhia Logística de Saúde do 23º Batalhão Logístico de Selva.

Fim do conteúdo da página