Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conclusão do EAOP
Início do conteúdo da página
Últimas Noticias

Conclusão do EAOP

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 12h30
  • Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 19h08

                 Altamira-PA – No período de 19 a 23 de setembro, a Companhia de Reação Rápida (CRR) da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), formada por 180 militares, dentre os quais 10% de militares do segmento feminino, realizou o Exercício Avançado de Operação de Paz (EAOP). O EAOP tem a finalidade de preparar e adestrar a tropa dentro de um cenário, o mais semelhante possível ao que será encontrado em missões de paz coordenadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação aconteceu nesta sexta-feira (23), no 51º Batalhão de Infantaria de Selva, em Altamira no Pará, onde foi realizado o treinamento.
A tropa passou pelo Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês). Os exercícios simularam situações reais de patrulhamento motorizado e a pé, com embarcações pelo Rio Xingú, infiltrações em áreas de floresta, resgate de reféns, escoltas e comboio humanitário, além de operação de controle de distúrbios.
“Essa é uma capacidade pioneira. O Brasil possui outras tropas que foram incluídas e certificadas pela ONU. Mas agora a nossa intenção é de que o Brasil esteja numa posição diferenciada ao oferecer a capacidade de selva que ainda não existe”, comentou o Cel Carlos Alberto Coutinho Vaz, Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), responsável pela avaliação do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP).

 PRONTIDÃO E COESÃO!

SELVA!

 

  

   

   

registrado em:
Fim do conteúdo da página